terça-feira, 29 de novembro de 2011

Comunidade participa da segunda audiência pública do Plano Diretor Municipal

Na noite de segunda-feira (28/11), no salão nobre da Prefeitura, foi realizada a segunda audiência pública sobre as revisões, regulamentações e atualizações do Plano Diretor Municipal, Lei do Parcelamento do Solo e Código de Posturas. O secretário de Planejamento Urbano conduziu a apresentação e após abriu-se espaço para o debate com a comunidade. Entre as principais reinvidicações estiveram a limitação da altura dos prédios, questões referentes a mobilidade urbana, utilização das áreas rurais, preservação do meio ambiente, licenciamento de empresas que geram ruídos e alterações no Estudo de Impacto de Vizinhança (E.I.V). Participaram da mesa o secretário de Planejamento Urbano, Paulo Borba, o  arquiteto contratado, Édson Marchioro, o diretor de Urbanismo, Ângelo Sandy Schmidt, o chefe do departamento de Cadastro Técnico, Elves dos Santos Ricardo e os arquitetos da diretoria de Urbanismo, Sidney Marques Ilhosa e Simone Martins. "A audiência de hoje foi produtiva, avançamos neste processo e lembramos que o debate não termina aqui, o projeto de lei será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores e ainda poderá ser discutido antes da aprovação". destacou Borba.

Convênios com o Orçamento Participativo

Na tarde do último sábado (26/11), na sede do Orçamento Participativo, localizada na Aveinda Imperatriz, nº 420, no Bairro São José,  o prefeito Ary Vanazzi, secretários municipais e vereadores participaram da assinatura de três convênios que beneficiarão entidades municipais. O secretário de Planejamento Urbano esteve presente e lembrou que "o Orçamento Participativo atende as demandas prioritárias escolhidas pela comunidade, estamos trabalhando para que o maior número de obras seja concluída até o final do ano que vem". Os convênios firmados irão atender as demanadas votadas pela comunidade nas Assembléias do Orçamento Participativo, são elas: reforma  na sede da entidade Casa do Estudante Cristo Rei (CEUNI), reforma e ampliação da sede da Associação de Moradores do Parque Sinuelo e reformas no galpão do CTG Tropeiro das Coxilhas.

35 anos do Museu do Trem

No último sábado (26/11), a comunidade, autoridades e ex-ferroviários comemoram o aniversário de 35 anos do Museu do Trem de São Leopoldo, que foi criado no dia 26 de novembro de 1976. O museu foi tombado como patrimônio histórico em 02 de outubro de 1990 e atualmente seu acervo histórico tem mais de 13 mil itens catalogados, entre eles objetos, mapas, documentos, fotos e mobiliários dos Departamentos da Viação Férrea do Rio Grande do Sul e da Rede Ferroviária Federal S.A. A construção da primeira estação ferroviária do Rio Grande do Sul, localizada em São Leopoldo, iniciou-se em 26 de novembro de 1871 e sua primeira etapa foi concluída em 14 de abril de 1874, data em que correu o primeiro trem entre Porto Alegre e São Leopoldo, que teve suas últimas viagens na década de 80, quando a Estação São Leopoldo foi desativada.
Para o secretário de Planejamento Urbano, que esteve presente na atividade e afirmou "este é um momento muito importante para a cidade, com a preservação deste museu disponibilizamos para a população uma parte de nossa história".  
O Museu do Trem funciona de terça a sábado, das 9h às 19h, com exceção nas terças e nas quintas, até às 20h. Domingo, o horário é das 14h às 18h. No primeiro domingo do mês, há atividade na Rota Romântica entre 9h e 18h. Não há cobrança de ingresso. Agendamento de grupos e escolas: (51) 3591.8853 ou museudotrem@saoleopoldo.rs.gov.br.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Obras de Desassoreamento do Rio dos Sinos

Na tarde desta sexta-feira (25/11), o prefeito Ary Vanazzi, vereadores e secretários municipais visitaram a margem direita do Rio dos Sinos onde será iniciada a obra de desassoreamento. A obra consiste em desobstruir o trecho crítico do Rio dos Sinos, desde a antiga ponte férrea até a casa de bombas da Campina, de onde serão retirados cerca de 380mil m³ de areia que serão utilizados em obras públicas.   Esta é uma das principais obras para combater as cheias e é a última etapa das obras do Sistema de Proteção das Cheias. No total foram investidos 56 milhões no combate as cheias e para esta obra estão previstos investimentos em torno de  7,5milhões. Conforme o secretário de Planejamento Urbano, que participou da visita ''esta obra irá diminuir os problemas de alagamento, dando maior vazão ao Rio dos Sinos e iremos utilizar a areia retirada na a ligação das Ruas 14 Bis, na Vila Brás e Dr. Hillebrand", destacou Borba.  

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Avenida Alta Tensão recebe 120 mudas de árvores

Na tarde do dia 23 de novembro, o prefeito Ary Vanazzi e os secretário de Planejamento Urbano (Paulo Borba), Meio Ambiente (Darci Zanini), Fazenda (Luiz Fernando Heyllmann) e Limpeza Pública (Mário Selli) participaram do plantio de mudas 120 árvores ao longo da Aveinda Tensão, nos fundos da empresa Stihl, no Bairro Fazenda São Borja. O plantio faz parte do Programa de Arborização Urbana da Secretaria do Meio Ambiente, que prevê a arborização em locais onde existe déficit e de maneira que não interfiram nas redes de energia elétrica e construções.

Semusp apresenta balanço de seis anos

A apresentação do Balanço Geral dos seis anos da Secretaria de Segurança Pública ocorreu na manhã de terça (22/11), no salão nobre da Prefeitura. Na ocasião, foram destacadas as principais mudanças da secretaria ao longo da atual administração, entre elas a aquisição de novos uniformes, equipamentos, viaturas, inauguração da nova sede, unificação da guarda com os agentes de trânsito, criando a Guarda Civil Municipal e integração com as polícias militares e civis através do GGIM, entre outras ações. O secretário de Planejamento Urbano representou o prefeito na atividade e destacou "a unificação foi um debate complicado e difícil, mas transformou as relações da guarda com a administração, deu qualidade ao trabalho. Hoje trabalhamos um novo conceito de segurança pública, não somente com repressão mas com outras políticas que envolvem o cidadão".
Também estiveram presentes o delegado da 3ª Delegacia Regional de Polícia Metropolitana, Bolívar Lantada, o Tenente-Coronel da Brigada Militar, José Nilo Corrêa Alves e a secretária de Segurança Pública, Eliene Amorim dos Santos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vinda da Hyundai para São Leopoldo

O secretário de Planejamento Urbano, Paulo Borba, participou na manhã desta quarta-feira (23/11) do Programa Polêmica, da Rádio Gaúcha. O programa desta quarta-feira realizou a seguinte enquete: Para instalar sua fábrica de elevadores a Hyundai escolherá São Leopoldo, Novo Hamburgo ou Santa Maria?  Do total de 878 votos, o município de São Leopoldo recebeu a maior votação com 47% dos votos . Os outros participantes do programa foram: o Diretor-Presidente do Badesul,  Marcelo Lopes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecologia, Trabalho e Turismo de Novo Hamburgo, Carlos Finck e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos de Santa Maria, Cezar Augusto Gehm.  

Informações sobre o Plano Diretor Municipal

  • O Plano Diretor está disponível para acesso e nesta quarta-feira (23/11) a Diretoria de Urbanismo da Seplan irá oferecer atendimento específico para os interessados no assunto, que podem se dirigir pessoalmente até o setor das 10h às 12h e das 13h às 17h ou agendar pelo telefone 3526-5121 com Vanessa. 
    Lembramos a todos que a segunda audiência pública sobre o assunto ocorrerá no dia 28/11, às 19 horas, no salão nobre da Prefeitura.
    Acesse: http://www.brimg.info/uploads/8/1997beca4c.ppt

terça-feira, 22 de novembro de 2011

São Leopoldo Berço da Colonização Alemã no Brasil

Na manhã de segunda-feira (21/11), o prefeito Ary Vanazzi sancionou a lei que torna pública a utilização da frase "São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil". O projeto de lei foi proposto pelo vereador Henrique Prieto, que participou da atividade, e contou com o apoio da empresa Stihl, representada no ato pelo diretor Geral Cláudio Günter. A oficialização do munícipio como berço da colonização alemã se deu através da lei elaborada pelo deputado federal Beto Albuquerque e sancionada dia 04 de março pela presidente Dilma Roussef. Com a sanção da lei, é obrigatória a utilização da frase em todas  comunicações oficiais do governo municipal. Inicialmente foram confeccionadas 300 placas que serão distribuídas nas escolas, comércios e repartições públicas da cidade. Também estiveram presentes a vereadora Edite Lisboa, os secretários municipais Paulo Borba (Planejamento Urbano), Espártaco Dutra (Relações Internacionais), Pedro Vasconcellos (Cultura), Darci Zanini (Meio Ambiente), o diretor do Museu Visconde de São Leopoldo, Marcio Linck e representantes de outras secretarias.

Realizada a primeira audiência pública sobre o Plano Diretor Municipal

A primeira audiência pública sobre o Plano Diretor ocorreu na noite da última sexta-feira (18/11), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gusmão Britto e contou com a presença da comunidade que compareceu em peso no local. O arquiteto contratado para  as revisões, regulamentações e atualizações do Plano Diretor Municipal, Lei do Parcelamento do Solo e Código de Posturas, Édson Marchioro conduziu a apresentação e após abriu-se espaço para o diálogo com a comunidade. Entre as principais reinvidicações estiveram a limitação da altura dos prédios, mudanças no zoneamento e em relação ao meio ambiente buscando a preservação de áreas verdes e questões referentes a mobilidade urbana. O secretário de Planejamento Urbano lembrou aos presentes que "as audiências públicas estão sendo realizadas para que  a comunidade possa discutir e opinar sobre as questões referentes ao planejamento urbano da cidade". Também participaram da apresentação o diretor de Urbanismo, Ângelo Sandy Schmidt, o chefe do departamento de Cadastro Técnico, Elves dos Santos Ricardo e os arquitetos da diretoria de Urbanismo, Sidney Marques Ilhosa e Simone Martins.
A segunda audiência pública ocorrerá no dia 28 de novembro, às 19 horas, no salão nobre da Prefeitura, localizada na Praça Tiradentes, nº 119 - Centro.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Firmado convênio entre Semae e Ceipsinos

A atividade ocorreu no dia 18 de novembro no salão nobre da Prefeitura. O convênio entre o Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo - Semae e o Centro de Inclusão Psicossocial do Vale dos Sinos - Ceipsinos tem como objetivo oferecer tratamento terapêutico para os funcionários afim de minimizar o uso e o abuso de drogas e melhorar o rendimento no trabalho através destas ações. Estiveram presentes na assinatura o Secretário de Planejamento Urbano, Paulo Borba, representando o prefeito Ary Vanazzi, o diretor-geral do Semae, Luiz Antonio Castro dos Santos, o coordenador do Ceipsinos, Manoel Binoni Bandeira da Silva, voluntários do Ceipsinos e funcionários do Semae. Na ocasião, Paulo Borba destacou que "o convênio irá retornar a vida para os servidores e familiares do Semae".  

2º Encontro de Idosos e Aposentados de São Leopoldo

Na manhã da última sexta-feira (18/11), o secretário de Planejamento Urbano, Paulo Borba, representou o prefeito Ary Vanazzi no 2ª Encontro de Idosos e Aposentados de São Leopoldo - RS. A atividade foi promovida pela Confederação Nacional do Trabalhadores da Indústria - CNTI, ocorreu no auditório da Sociedade Ginástica e durante todo o dia foram oferecidas diversas atividades aos participantes. "Os conceitos sobre a terceira idade vão mudando ao longo do tempo. Nos sentimos orgulhosos da administração que estamos construindo, conversando e dialogando com a comunidade, buscando sempre melhorias para todos os leopoldenses", afirmou Borba. Também estiveram presentes o Secretário Regional da 3ª Região Sul, Enio Klein, a Secretária de Trabalho da Mulher, do Idoso e do Adolescente, Sônia Maria Zerino da Silva e o diretor-geral do Semae, Luiz Antônio Castro dos Santos.

Assinatura dos decretos de utilidade pública para compensação ambiental das áreas para a Fundação Zoobotânica

Os decretos foram assinados pelo prefeito Ary Vanazzi na tarde do dia 17 de novembro. As duas áreas declaradas de útilidade pública pelo município situam-se em frente ao Parque Imperatriz e na continuação do Parque do Trabalhador, que somam um total de 54 hectares. Estas áreas serão oferecidas ao Governo do Estado como contrapartida da área da Fundação Zoobotânica, localizada na Estrada do Horto Florestal. A Prefeitura de São Leopoldo aguardará uma resposta do Estado em relação a proposta apresentada. Participaram da atividade o vereador Henrique Prieto, os secretários de Planejamento Urbano, Paulo Borba e Meio Ambiente, Darci Zanini e demais autoridades.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Apresentação das obras de saneamento do PAC 2

A apresentação da Prefeitura e do Semae ocorreu na tarde de quinta (10/11), no salão nobre da Prefeitura. As obras apresentadas foram contempladas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e se tratam da ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos da Vicentina- ETE Vicentina e Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina- ETA 2. As duas obras iniciarão em 2012 e tem previsão de término em 2013 com um investimento total de mais de 17,5 milhões. O secretário Paulo Borba destacou o trabalho realizado pelos funcionários do Semae na elaboração dos projetos para a captação de recursos do Governo Federal. "Os projetos elaborados pelos funcionários são de qualidade para o futuro da cidade". Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Ary Vanazzi, o presidente da Câmara de Vereadores, Ary Moura, o diretor-geral do Semae, Luiz Antonio Castro dos Santos, o secretário de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Mauro Roberto Bohn, demais autoridades e funcionários do Semae.

Biblioteca Pública comemora 70 anos

O aniversário da Biblioteca Pública Viana Moog foi comemorado com um café da manhã nesta quinta-feira (10/11) para as autoridades e a sociedade civil. Como presente, a Biblioteca que possuia um acervo de 50 mil livros, recebeu três mil novos livros e este ano se destacou ao receber o título de Biblioteca do Ano, concedido pela Câmara Rio-Grandense do Livro . O secretário de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, participou da atividade e destacou que "a Biblioteca é um importante ponto cultural, com a modernização do sistema o acesso dos usuários ao acervo foi beneficiado, é fundamental termos políticas para a comunidade que incentivem a leitura".  

PAC Arroio Kruse

No dia 09 de novembro, o prefeito Ary Vanazzi assinou a ordem de início dos serviços de desobstrução e elevação das copas das árvores do Arroio Kruse. Esta é a terceira etapa da obra do PAC Arroio Kruse e consiste no desassoreamento que será feito da estação de bombeamento do Semae até a Avenida Tharcilo Nunes e nesta etapa serão investidos R$ 1.280.336,38 de um total de investimentos de R$ 40 milhões. A previsão é de que a obra esteja concluída em seis meses e a empresa executora será a Construsinos Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento Ltda. Também participaram do ato vereadores e os secretários Paulo Borba (Seplan), José Carlos Pereira (Projetos Especiais), Armando Motta (Obras Viárias) e Gerson Luis de Souza (Orçamento Participativo), o representante da empresa Construsinos, Vagner Finatto e representantes da comunidade.

Inauguração da Indústria de Tratamento e Valorização de Resíduos

O secretário de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, esteve presente no dia 09 de outubro, na inauguração da Indústria de Tratamento e Valorização de Resíduos de responsabilidade da empresa Revita - Engenharia Sustentável do  Grupo Solví. Foram investidos 20 milhões na área, localizada na Estrada do Socorro, Bairro Arroio da Manteiga, que terá um aterro sanitário, executado em seis fases de implantação. A unidade representa uma nova etapa na cultura de tratamento e disposição de resíduos, tendo em vista que conta com recursos tecnológicos e operacionais e tem capacidade para receber 500 toneladas de resíduos por dia. O lixo depositado no local será reutilizado como fonte de energia, água tratada e adubo. Estiveram presentes na atividade a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, o prefeito Ary Vanazzi, vereadores, secretário municipais, prefeitos e secretários da região metropolitana, o presidente da Revita, Carlos Villa e demais autoridades. "Esta ação demonstra a importância das políticas públicas realizadas pelo município voltadas ao meio ambiente. A administração trabalha a questão ambiental através de diversos projetos", afirmou Borba.

Revitalização da Praça Tiradentes

Na manhã da última terça-feira (08/11), o prefeito Ary Vanazzi, os secretários municipais, o gerente da agência do Banco do Brasil em São Leopoldo, Mirto Antônio Zeni e o representante da empresa Construsinos, executora da obra, Vagner Finatto  participaram do ato de assinatura da ordem de início da revitalização da Praça Tiradentes, localizada em frente a Prefeitura. No local serão feitas melhorias como a substituição do piso, ampliação dos canteiros, sistema de irrigação, instalação de luminárias novas e a construção de um chafariz com três quedas da água será construído. O secretário de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, destacou que "este projeto irá melhorar esta praça que tem grande visibilidade  por estar localizada em frente a Prefeitura".

Assinatura do Edital de Vendas dos Primeiros Lotes do Distrito Industrial Zona Norte

O lançamento do Edital de Vendas dos Primeiros Lotes do Distrito Industrial da Zona Norte ocorreu nesta segunda-feira (07/11) no salão nobre da Prefeitura. Inicialmente, serão selecionadas empresas que ocuparão os 16 lotes que já disponibilizam de infra-estrutura para instalação. No total, o Distrito conta com 66 lotes, que serão disponiblizados gradativamente para as empresas, com metragem entre 1000m² e 4800 m², que ocuparão 15 dos 30 hectares da área. Os outros 15 ha são destinados à Áreas de Preservação Permanente, Vias Públicas, Áreas Institucionais etc. Os diretores da Semedes Jorge Kuhn e Mario Rosito apresentaram a área aos empresários que participaram da atividade e destacaram que para maiores informações é preciso fazer o contato com a secretaria. Uma  reunião aberta a todos os interessados sobre o DIZNo será promovida na ACIS-SL, dia 18, 6ª-feira, às 14:00 horas. Os futuros empresários do local também terão benefícios que já foram concedidos para que outras empresas invistam no município entre eles estão descontos no ISSQN de acordo com o nº de novos empregos gerados pela empresa (Lei Municipal nº 6925) e Isenção de IPTU e taxa de recolhimento de lixo por 36 meses. Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Ary Vanazzi, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, o representante da Acis, Davi Antônio Carlos Dalcin e demais autoridades.

Domingo teve Jogo Beneficente e a 7ª Parada Gay em São Leopoldo

No último domingo, a apoiou dois eventos de grande mobilização social. O Jogo Beneficente entre os Amigos da Associação dos Pais e Amigos dos Expecionais de São Leopoldo (Apae) e Deputados Federais. O jogo em prol da Apae, teve apoio da Prefeitura de São Leopoldo e do deputado federal Alexandre Roso e  ocorreu pela manhã, no Estádio Cristo Rei (Aimoré). Entre os presentes estiveram os deputados esportistas Romário, Danrlei, Acelino Popó,  autoridades municipais, convidados e a comunidade. O secretário de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba participou da partida e destacou que "é uma atividade de cunho social, em benefício da Apae e que promove a integração entre as pessoas através do esporte além de divulgar o importante trabalho dessa entidade em nossa cidade".
 Na parte da tarde, a mobilização ocorreu na 7ª Parada Gay, que este ano teve como tema  "Amai-vos uns aos outros: Basta de Homofobia". A atividade, organizada pelo Fórum Social GLBT e apoiada pelo gabinete da Primeira-Dama, Daniela Affonso, teve diversas programações comandadas pela drag queen Lolita Boom Boom que ocorreram ao longo do dia na Praça 20 de Setembro (Biblioteca) entre elas shows e a caminhada pelas ruas do Centro. "O grande número de pessoas que estão presentes demonstra o interesse da sociedade em acabar com o preconceito" afirmou Borba. Entre as autoridasdes presentes na abertura estiveram o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a deputada estadual Ana Affonso, o coordenador Estadual de Diversidade Sexual, Fabulo Nascimento, a vereadora Maria Dolores Pessoa,  os secretários Paulo Borba (Seplan), Pedro Vasconcellos (Cultura) e a secretária Eliene Amorim dos Santos (Semusp).

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Plano Diretor Municipal, Lei de Parcelamento do Solo e Código de Posturas são apresentados aos secretarios e diretores

Na manhã de quinta-feira (27/10), ocorreu a reunião de secretariado e diretores no futuro Centro de Eventos. Na ocasião, o diretor da empresa contrata pela Prefeitura, Edson Marchioro, e os funcionários da Diretoria de Urbanismo apresentaram aos presentes as revisões, regulamentações e atualizações do Plano Diretor Municipal, Lei do Parcelamento do Solo e Código de Posturas. O plano de trabalho foi realizado em quatro etapas: Leitura da realidade local; disseminação da leitura da realidade local, formulação de propostas e sua discussão no município e produção do projetos-de-lei. A primeira audiência pública para apresentação será realizada no dia 18 de novembro na Câmara Municipal de Vereadores. O secretário de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba, afirmou "É um momento importante de revisarmos e atualizarmos o Plano Diretor depois de 5 anos de implementação, refazermos o Código de posturas, que é de 1961 e a Lei de Parcelamento de Solo".