quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Avenida Atalíbio ganha redutores de velocidade



Mais uma vez, a reivindicação popular é importante aliada do governo municipal para melhorias na cidade. A partir do diálogo com a Associação de Moradores da Vila Glória, a Seplan, em conjunto com a secretaria de Obras Viárias e Serviços, encaminhou a instalação de redutores de velocidade na Avenida Atalíbio de Rezende, na altura das ruas Campo Bom e Guilherme Müller, nas duas pistas.
Cruzamento tem faixas para pedestres que nem sempre são respeitadas
De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano Fernando Menezes, este é o primeiro passo para que a segurança no trânsito daquele trecho seja ampliada. “Este foi um encaminhamento imediato, diante da demanda importante que tínhamos. Nosso setor de Mobilidade Urbana continuará estudando a melhor solução para o entroncamento seja um semáforo ou uma rótula. Mas este é um investimento maior e esperamos realizá-lo em médio prazo”, observa Menezes, durante conversa com os representantes da Associação, em verificação in loco do funcionamento dos redutores, na tarde de ontem (26). A questão da cultura de paz no trânsito também foi abordada pelo secretário. “Infelizmente, semáforos, redutores de velocidade como os populares quebra-molas, pardais e lombadas eletrônicas são necessários devido ao baixo nível de responsabilidade e preparo da maioria dos condutores. Observamos que os motoristas não respeitam a sinalização e não param na faixa. Desta forma o carro torna-se uma arma contra os pedestres indefesos. Além destes artifícios de fiscalização e monitoramento, precisamos investir em educação no trânsito”.
Para o presidente da Associação e morador das proximidades da Avenida, Paulo Roberto Cezimbra, a conquista já está gerando resultados positivos, mas a comunidade seguirá mobilizada. “Vejo que já adiantou muito e com certeza o número de ocorrências neste cruzamento vai diminuir. Nestes dois dias com os redutores, já observamos que os motoristas estão reduzindo a velocidade no cruzamento, já melhorou muito para quem é pedestre. Vamos continuar lutando, achamos a rótula uma boa solução e manteremos contato com a Seplan para acompanhar os estudos que serão feitos”, complementa Cezimbra.
De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana da Seplan, Jiovane Veiga Pinto, a velocidade máxima no cruzamento deve cair para 30 km/h, o que será verificado nos próximos dias. Além dos redutores, há também faixas de pedestres no cruzamento. A via é importante opção de deslocamento para alunos e funcionários das escolas Emílio Sander e Otília Ritter.

Secretário conversou com moradores da região e fez vistoria da obra


PARTICIPAÇÃO POPULAR – A Avenida Atalíbio de Rezende recebeu investimento de R$ 4,1 milhões, através de demandas indicadas pelo Orçamento Participativo. Com este valor foram realizadas obras drenagem, calçada, sinalização, ampliação para quatro pistas de rolamento e a canalização do arroio, inauguradas em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário