quarta-feira, 3 de outubro de 2012

São Leopoldo ganha duas novas unidades de saúde

A Seplan esteve presente em dois atos oficiais, nesta quarta-feira, que reforçam a visão estratégica da administração municipal para a saúda de São Leopoldo. Pela manhã, o secretário Fernando Menezes participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Orestes. À tarde, a secretária em exercício, Andressa Souza, assinou, junto com o prefeito Ary Vanazzi, a ordem de início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) III. A fiscalização da execução dos projetos, nas duas obras, são de competência da Seplan.
Decerramento da placa - Secretário Fernando Menezes (E), funcionária e administradora da UBS (as duas ao centro), prefeito Ary Vanazzi
SAÚDE PREVENTIVA - Conforme destacou Vanazzi, a UBS Padre Orestes complementa a rede de atenção básica e infraestrutura que dão suporte a uma nova realidade social na região. A partir do reassentamento das famílias que moravam na antiga Vila dos Tocos, por conta da extensão da linha do trem, não só a paisagem urbana começou a ser modificada, mas as necessidades e as possibilidades de melhoria de vida desta parcela da população. Além das 640 residências do loteamento Padre Orestes, foram construídas três escolas que atendem 1 mil crianças da região do Santos Dumont, uma quadra esportiva e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) recentemente inaugurado, ao lado da UBS.  “Estamos fazendo, em quase oito anos, investimento pesado na estrutura técnica de saúde da região. Aqui, temos 8 mil pessoas que vão dispor de duas unidades de saúde. Isso significa que 70 % da população desta região será atendida perto de suas casas”, reforçou Vanazzi lembrando que a UBS Padre Orestes também vai desafogar a demanda dos PSFs do Rio dos Sinos, Brás e Santos Dumont.
Assinatura - Vereador Alexandre Schuh (E), deputado federal Alexandre Roso, Vanazzi (C), secretário de municipal da Saúde André Mello, Andressa Souza (D) e Nilson Viengas (em pé) da Associação de Moradores do Parque Sinuelo

PEQUENO HOSPITAL - A UPA III, no bairro Scharlau, será a terceira de São Leopoldo, fato inédito em municípios gaúchos do mesmo porte, e recebeu ordem de início das obras com prazo de execução de 12 meses. De acordo com Vanazzi, dentro de aproximadamente um ano, a Zona Norte terá mais uma importante estrutura de atendimento de saúde. Diferente das UBSs, que trabalham a saúde preventiva, a UPA configura-se em um mini-hospital que oferece atendimento de nível secundário.  Serão 22 leitos para internação, atendimento de urgência e emergência. “Um dos principais efeitos do funcionamento da UPA III será, com certeza, a diminuição de atendimentos no Hospital Centenário. Esta Unidade poderá dar conta de 15% do atendimento que as famílias necessitam”, enfatizou o Prefeito. O valor total da obra da UPA III é de R$ 3.667 milhões, com recursos predominantemente do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário